Os cuidados que deves ter com os perfumes no verão

cuidados com os perfumes no verao

Os perfumes evocam sentimentos e elevam a auto-estima. Por isso, perfumamo-nos, irremediavelmente, o ano inteiro.

A história da perfumaria confunde-se com a da própria moda. O perfume que usamos é visto como um acessório do nosso guarda-roupa.

Os frascos de vidro mais luxuosos que muitas marcas criam são verdadeiras peças de joalharia que nos permitem incluir na nossa toilette diária um elemento sofisticado a um preço mais acessível.

Se, à primeira vista, o ato de perfumar pode parecer uma simples futilidade, a fragrância a que recorremos diariamente é, também, uma ferramenta para o nosso bem-estar emocional.

O perfume que usamos ajuda-nos a sentirmo-nos mais sedutoras, confiantes e bem-dispostas.

Os cuidados a ter com os perfumes no verão para evitar problemas na pele

Apesar de nos fazerem sentir bem, os perfumes contêm substâncias que podem causar alergias e reações, especialmente no verão, perante a exposição solar.

Ao usarmos o perfume diretamente na pele, este tende a ter uma maior fixação, pois envolve-se na nossa camada hidrolipidica e é libertado de forma mais progressiva e prolongada.

Quem tem alergias deve colocar o perfume apenas na roupa.

Durante o verão, mesmo quem não é alérgico, não deve colocar perfume em áreas que possam apanhar sol.

As fragrâncias incluem extratos vegetais potencialmente fototóxicos, que se tornam localmente tóxicos e irritativos após serem expostos ao sol.

A exposição solar, após ter-se perfumado, pode mesmo provocar queimaduras de primeiro e segundo grau.

Para além disso, pode deixar pigmentação pós-inflamatória (como manchas escuras).

Durante o dia, principalmente, deves apostar em perfumes mais leves e que evaporem mais rapidamente, com vista a minimizar a expansão da fragrância.

Opta por aromas florais e frutados.

Tem em conta que a fragrância permanece mais tempo numa pele oleosa do que numa mais seca, pelo que poderá ser necessário reaplicar o perfume a meio do dia.

Durante a noite, aposta em fragrâncias mais fortes, quentes e intensas, como a da madeira e do âmbar, bem como em cheiros mais doces, como o chocolate, o caramelo, a canela e a baunilha.

Nessas alturas, deves privilegiar fragrâncias com elementos mais densos e menos florais para uma evaporação mais lenta.

Com tudo isto, tens aqui a receita para brilhar…

Facebook