Com o Inverno temos temperaturas muito baixas, vento e a humidade do ar que nos obrigam a vestir roupa mais quente e agasalhada.
Com estas condições, enfrentamos 3 autênticos “inimigos” para a nossa pele:
- Tomamos banhos mais quentes, porque temos frio e automaticamente optamos por uma temperatura mais alta da água do banho. E por vezes deixamo-nos estar mais alguns minutos porque nos sabe bem. Esta água excessivamente quente, remove-nos a oleosidade natural que temos á superfície da pele.
- Aquecemos demasiado os ambientes interiores, quer através de lareiras, aquecimento central, aquecedores, are condicionado… enfim, todo o tipo de aquecimento. Temos frio e a tendência natural é aumentar a temperatura dos aparelhos e prolongar a exposição ao longo de todo o dia e noite. Estes ambientes excessivamente aquecidos, proporcionam-nos conforto mas, ao ficarem demasiado secos, são muito prejudiciais para a nossa pele.
- Ao sentirmos frio e termos uma actividade mais sedentária, automaticamente ingerimos muito menos quantidade de água, o que é um erro.
Estes factores que são uma consequência do clima desta estação do ano são 3 grandes “inimigos” para todos nós porque promovem a desidratação e desnutrição da pele e, consequentemente um envelhecimento prematuro.
Para te salvar das loucuras que o frio nos provoca, preparei uma selecção de conselhos e elaborei dicas que tu precisas para sobreviveres ao Inverno com uma pele hidratada, luminosa e saudável.
Bebe água – pelo menos 1,5 litros por dia
Manter a ingestão de 1,5 litros de água por dia é fundamental. Se tens dificuldade em ingerir água fria, sugiro que optes por chás ou infusões.
Podes preparar um de manhã e outro ao almoço e com a ajuda de um termo, vais ter 1 litro de uma bebida quente para te acompanhar ao longo do teu dia de trabalho.
Diversifica a alimentação
Opta por uma alimentação diversificada em frutas e legumes. São alimentos com fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres e ajudam a prevenir a desidratação do organismo.
Se não gostas de ingerir citrinos ou frutos vermelhos após a refeição, podes optar por inclui estas frutas em batidos deliciosos que são um excelente snack entre as refeições principais.
Evita os banhos muito quentes
Evita os banhos excessivamente quentes. Podes habituar gradualmente o corpo a uma temperatura da água não tão quente. E claro, depois do duche, não te esqueças de hidratar a pele com um bom hidratante corporal.
Evita os ambientes demasiado aquecidos
Evita ambientes excessivamente aquecidos. Podes sempre compensar o ambiente seco colocando na divisão onde permaneces mais horas, um recipiente com água evitando assim a desidratação do ambiente.
Faz a tua rotina de cuidados de rosto
Faz diariamente a tua rotina diária de cuidados de rosto, adaptada ao teu tipo de pele e necessidade. Não prescindas do teu creme de noite (normalmente deixamos de lado por preguiça) porque tem um efeito mais reparador e ajuda a repor a hidratação que foi perdida ao longo do dia.
Protege os lábios
Protege bem os lábios várias vezes ao longo do dia. Esta é uma zona do rosto muito mais sensível às diferenças de temperatura.
Não dispenses o uso de protector solar
O sol de inverno engana e, principalmente nas horas do dia em que há sol e menos frio, a tendência é confortarmo-nos com uma exposição ao sol, quer dentro do carro, quer numa esplanada.
Mas, enquanto as radiações UVB são mais intensas no Verão, as radiações UVA têm a mesma intensidade todo o ano e são estas que aceleram o envelhecimento cutâneo.
Aplica uma boa máscara
Investe numa boa máscara nutritiva para aplicares uma vez por semana. Vai ser a tua melhor aliada ao longo desta estação.
Conclusão
Com estas dicas vais manter a pele hidratada, luminosa e saudável, evitando a desagradável desidratação e desnutrição que conduz a um envelhecimento prematuro.