Já ouviste falar de “mascne”?
Se, por um lado, o uso da máscara protetora se enraizou no dia a dia de forma natural, já nem sendo estranho entre conversas, passeios e rotinas, esta prática trouxe consigo repercussões para a pele.
A mais comum e cada vez mais associada a esta barreira que se cria sobre a zona do nariz, boca e queixo, é a acne.
Tanto, que já deu origem a um novo termo: mascne.
Causado pelo aumento da exposição da pele a um ambiente mais quente e húmido, proporcionado pela utilização da máscara de proteção facial, a mascne é apelidado pelos dermatologistas por “acne mecânica”, e aparece agora concentrado nas zonas inferiores da face, que acabam por estar tapadas e, portanto, sujeitas a este contexto, com muita regularidade.
Embora seja uma consequência menor face à importância e necessidade de proteção que o atual contexto pandémico exige, é possível evitar que este tipo de acne faça parte do seu “novo normal”.
Até porque não é algo que queiramos que tenha vindo para ficar…
Por isso mesmo, reunimos os passos certos para teres numa checklist junto à mesa de cabeceira e garantir que a tua nova rotina de cuidados com a pele está adaptada à nova realidade mundial.
Como evitar o aparecimento da “mascne”?
Por mais tentador que possa parecer, reduzir a utilização da máscara devido a este fenómeno está fora de questão. É tão importante como higienizar as mãos.
Não apenas pelo zelo da tua própria saúde mas também para não descurar a proteção e o bem-estar de todos aqueles com quem te cruzas.
Na verdade, há uma forma bem simples de evitar o seu aparecimento e passa pela adopção de cuidados extra com a pele, alimentação e mesmo com o tipo de máscara que escolhes usar. Pequenas alterações farão toda a diferença.
A acne causada pela máscara ocorre devido ao efeito oclusivo da humidade sobre os poros da pele, aumentando por isso a sua secreção sebácea.
Assim, uma rotina completa de limpeza do rosto pós-utilização da máscara, com os produtos adequados à regeneração do teu tipo de pele, constitui o primeiro passo na prevenção da mascne.
Material das máscaras
Entre as várias formas, cores, e padrões por onde escolher, no cuidado com a pele vale ter atenção à composição do material das máscaras que utilizas no dia a dia.
Há máscaras mais “pró-mascne” do que outras e são estas que devemos evitar.
Ao roçarem na pele, as máscaras provocam uma irritação nos folículos capilares que leva ao aparecimento da acne.
Os tecidos sintéticos devem ser evitados, optando antes pelas máscaras compostas por algodão, seda ou TNT (tecido não tecido).
Convém ainda substituir a máscara sempre que esta esteja húmida, ou lavá-la frequentemente quando optar pelas reutilizáveis.
Cuidados com a maquilhagem e a máscara
Utiliza uma maquilhagem adequada ao teu tipo de pele, ou aproveita esta oportunidade de andar “mais escondida” para a deixar descansar mais vezes.
Experimenta inovar e aposta em evidenciar apenas os pontos do teu rosto livres de máscara, tal como os olhos.
Bebe água com regularidade
Beber água é um clássico essencial nos cuidados com a ter com a saúde.
É também muito importante para garantir uma boa hidratação da pele. Idealmente tem sempre contigo uma garrafa de água reutilizável que podes ir enchendo ao longo do dia e bebe com regularidade.
Na maior parte dos casos, o ideal diário é beber 1 litro de água por cada 30 quilos.